ABC Ciclovias

Pedalar no trânsito parece impossível para muitos, principalmente para quem mora em cidade grande. Será mesmo? Se isto é verdade, por que tem aumentado o número de ciclistas nas ruas? O que é verdade ou imaginação sobre segurança no trânsito?

Segurança no trânsito é estabelecida a partir de números, estatísticas, encontrados através de pesquisas realizadas com base científica, que dizem de fato o que é seguro, perigoso ou inseguro para o condutor de um veículo, pedestre ou qualquer outro que esteja participando do trânsito. O resto é imaginação (ou ficção) popular, e esta sim, costuma ser perigosa.

Antes de culpar o outro, descubra qual é seu erro e você descobrirá a solução para o conflito.  Para o ciclista, em qualquer lugar:

1. Seja educado
2. Obedeça as leis de trânsito
3. Sempre sinalize suas intenções
4. Use roupas claras ou chamativas
5. Mantenha os refletores limpos
6. Evite ruas e avenidas movimentadas
7. Mantenha-se à direita e na mão de direção
8. Procure pedalar mantendo uma linha reta
9. Aprenda a ouvir o trânsito

 
Pedalar com segurança
Se o ciclista seguir umas poucas regras básicas o risco de acidente cai praticamente à zero. Sempre haverá possibilidade de alguma tensão ou conflito, mas será bem mais difícil a ocorrência de um acidente.
O importante é você entender que, enquanto pedala e conduz a bicicleta, você é um ciclista, e não um motorista ou motociclista. Bicicleta acelera, mantém a velocidade e desacelera de uma maneira completamente diferente de qualquer veículo motorizado. Por causa disto a relação do ciclista com o trânsito tem suas particularidades que tem ser respeitadas.
Mais da metade dos acidentes de trânsito envolvendo ciclistas são responsabilidade do próprio ciclista.
É possível afirmar sobre a segurança no trânsito do ciclista que:
1. A maioria dos acidentes é causada pelo próprio ciclista. Quase todos os acidentes tem responsabilidade direta ou indireta do próprio condutor; por distração, desrespeito a sinalização, falha mecânica, erro de cálculo, falta de bom senso...
2. Praticamente todos os acidentes envolvendo ciclistas acontecem em cruzamentos e esquinas. Colisão lateral é uma das principais causas de mortes de ciclistas.
3. Colisão por trás é fato raro. Aumenta quando o ciclista pedala em avenidas, vias expressas e estradas.
4. Pedalar na contramão é a situação mais perigosa para o ciclista e em caso de acidente normalmente acaba em sequelas graves, irreversíveis, ou morte.
5. Ciclista que veste roupas claras ou chamativas e sinaliza suas intenções, diminui sensivelmente a possibilidade de acidente.
6. Boa parte dos acidentes são causados por falha na manutenção da bicicleta.
7. Pedalar completamente relaxado acreditando que ciclovias e ciclofaixas são completamente seguras é causa de vários acidentes. O número de colisões entre ciclistas é significativo.
8. Atropelamento de pedestres por bicicletas é fato comum, principalmente quando o pedestre cruza a rua, ciclovia ou ciclofaixa. Normalmente causa lesões, até graves, para os dois, pedestre e ciclista.

A relação com o motorista
 
1. Quanto espaço ele precisa para frear?
2. Para onde ele está olhando?
3. Olho no olho do motorista ou pedestre
4. Se não é possível ver o olho do motorista, olhe para as rodas dianteiras do carro.
5. Tente antecipar a reação do trânsito: olhe longe, pense adiantado.
6. Cuidado com a abertura das portas dos carros

O que nunca se deve fazer
1. Nunca pedale na contramão, a não ser que esteja sinalizado.
2. Não pedale onde o motorista não o pode ver
3. Nunca entre com tudo nos cruzamentos, esquinas ou saídas de estacionamentos.
4. Nunca force uma situação contra um carro, moto ou ônibus.
5. Não pedale muito próximo do meio fio
6. Não fique olhando para trás o tempo todo, somente o tempo necessário para perceber o trânsito no caso de necessidade de mudança de direção ou faixa. Preocupe-se com o que vem pela frente
7. Não use walk-man

Precauções
1. Pedale de forma que seu comportamento transmita segurança aos outros
2. Só olhe para trás quando for realmente necessário
3. Em descidas fortes, evite deixar a bicicleta correr demais.
4. Cuidado com mudanças de piso e suas diferentes aderências
5. Tampas de bueiro em aço ou sinalização pintada no solo quando molhadas escorregam muito
6. Com chuva ou chão escorregadio diminua a velocidade
7. Com chuva a visibilidade de todos fica prejudicada

Para o pedestre e outros

1. Pedestres tem prioridade sobre ciclistas. Lembre-se que você também é um pedestre. Respeite para ser respeitado
2. Um pedestre pode mudar de direção de maneira brusca. Aproxime-se devagar, avisando sua chegada e passe guardando distância.
3. Patins e skates também mudam de direção muito rápido
4. Cachorros e gatos têm reações inesperadas. Evite assustá-los
5. Próximo a árvores pode haver raízes perigosas

Sobre os equipamentos.
 Óculos:
· Óculos tem a função de proteger os olhos e área periférica
·  Óculos não deve ser pensado somente como moda
· Dê preferência para lentes e armação de alta resistência a impactos (plástico policarbonato)
· Óculos sem áreas cortantes


Boné ou chapéu:
· Com boa área de cobertura e sombreamento da cabeça
· Que seja bem ventilado
· Os melhores vêm com uma tira para absorver o suor da testa
· Que prenda bem à cabeça e não voe
· Se for fácil de dobrar, será mais fácil de guardar.
· Tecidos técnicos respiram melhor e secam mais rápido
· A grande vantagem do chapéu é que ele cobre orelhas e pescoço


Luva:
· Que se ajuste perfeitamente à mão
· Presa por velcro no pulso
· Acolchoada na palma
· Feita em tecido técnico para melhor respirar
· Em couro nas áreas de contato com o guidão e manete de freio
· As melhores têm um pequeno atoalhado para secar o rosto

Capacete:
· Capacete que protege de fato custa mais caro
· Os melhores tem diversos tamanhos e múltiplos ajustes
· O ideal não se mexe na cabeça depois de ajustado
· As tiras e a presilha não podem cortar ou incomodar o rosto
· Deve ter suporte na nuca para melhor firmeza
· Quanto mais buracos de ventilação, melhor.
· De preferência, com material refletivo - pelo menos na nuca.
· É melhor um modelo com viseira


Sobre a roupa, use:
· Cores vivas e alegres
· Roupas íntimas com acolchoado especial para ciclista
· Bermuda ou calça com bolso atrás
· Camisa pólo ou camiseta em tecido técnico
· Chapéu ou boné ventilado e luvas
· Se for obrigado a usar sapato, que a sola não seja escorregadia.

Não use
· Calça ou bermuda apertada na cintura, ou demasiadamente folgada no corpo.
· Cinto muito largo
· Calça de boca larga
· Roupa íntima que enrugue ao sentar-se
· Roupa íntima em tecido que não absorva suor
· Camisa e camiseta curta na área da cintura
· Prender o casaco desenrolado na cintura
· Roupas em tecido sintético ou plástico com pouca respiração
· Meias muito grossas
· Sapatos ou tênis apertados



 

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